A origem do LEGO;

Bom, confesso que sou uma pessoa muito curiosa, e hoje olhando alguns blocos de Lego, pensei, por que não criar uma outra coluna no blog? Uma coluna que conta a história do surgimento de diversos utensílios, brinqudos, e ferramentas que usamos no dia-a-dia ou que fez parte de nossa vida por algum tempo. Para iniciar essa coluna que eu pretendo publicar toda Sexta-Feira, nada mais, nada menos que o famoso LEGO!

Antes de mais nada, para quem não sabe, o nome LEGO surgiu em 1934, que teve origem na junção de "Legt godt", do Dinamarquês, "Brincar Bem".
Mal sabe muitos, mas, o LEGO existe antes mesmo, talvez, de seu avô, e teve uma origem humilde e motivadora. Ole Kirk Christiansen, era dono de um pequeno ofício de carpintaria em Billund, Dinamarca, na qual ele havia adquirido em 1916. Ole fabricava brinquedos artesanais de madeira para os seus filhos brincar, ao ver que seus filhos gostavam das suas invenções, resolveu então, comercializar. Em 1924, decorrente de um fogo provocado por seus 2 filhos pequenos, o ofício então foi destruído por um incêndio. Sem se entristecer, Ole viu oportunidade de criar uma fábrica maior! E esforçou-se muito para expandir seu negócio. Porém, em 1929, a Crise da Bolsa de Valores de Nova York (CRASH) afetou não só os EUA, mas todo o mundo, e alterou todo um modo de vida mundial. Para não falir a empresa no momento, Ole começou a fabricar brinquedos em miniaturas para baixar os custos. Em 1932, uma agência de desenvolvimento local sugeriu Ole à investir mais em seus brinquedos, o que o encorajou. No mesmo ano, os brinquedos começaram a ser manufaturados e comercializados por ele mesmo. A moda do ioiô na década de 30, proporcionou à Ole um bom rendimento, até essa moda aos poucos desaparecer, e mais uma vez, Ole se decaiu.
Porém, foi em 1947 que a empresa mudou radicalmente o modo de fabricar seus produtos, pois, nesse ano, Ole foi à uma convenção e descobriu uma máquina que fabricava miniaturas em plástico, Ole adquiriu após conseguir algumas amostras de tijolos de plástico que se encaixavam uma nas outras. Esses "tijolinhos de plásticos" eram criados e patenteados pela empresa inglesa Kiddicraft. No ano seguinte, LEGO lançou os "Automatic Binding Bricks", que era uma versão mais aprimorada dos tijolinhos do Kiddicraft, na qual, diferenciava deles pois tinha pinos (ou botões) que mantinha as peças presas, de uma forma muito mais versátil! Porém, mesmo com a novidade, esses produtos ainda não foram um sucesso nacional e nem internacional, mas quando o seu filho Godtfred Kirk Christiansen assumiu o cargo de diretor da empresa, o sucesso começou a surgir. 
Em uma viagem à Inglaterra, Godtfred ouviu a frustração de um dono de um shopping center, na qual ele dizia que, faltava algo novo no mercado, um brinquedo que funcionasse como um sistema, que poderia ser usado não só por crianças, mas, por gente de qualquer idade. Foi com essa frustração que Godtfred voltou à sua cidade, que concluiu que ele deveria criar um "brinquedo universal", que deveria atender alguns "pré-requisitos", como, proporcionar diversão ilimitada, estimular a imaginação e o crescimento dos consumidores, ser seguro, e é claro, ter qualidade. Foi então que em 1955, que a empresa lançou o LEGO Sytem Play, que seria então, considerado pela empresa atualmente, um modelo moderno dos famosos LEGO's, mas, foi apenas em 1958, após alguns problemas no ponto de vista técnico, como a limitação e a não versatilidade das peças, como a de apenas poder criar casas, veículos e algumas figuras simples de pessoas, que fez a empresa aprimorar seu produto, seus tubos foram envazados em seu interior. Nesse mesmo ano, a empresa se entristeceu com o falecimento de Ole Kirk Christiansen, em março.
Em 1959, um novo departamento na empresa foi criado, um departamento chamado de "Divisão futura", que passava a ser responsável pela geração de ideias para novos conjuntos do brinquedo. Mas, um incêndio no início dos anos 60, consumiu grande parte do estoque da empresa; Nesse momento, a linha de produção da empresa com brinquedos de plástico já era forte o bastante para se manter, e, desse modo, a empresa abandonou os projetos de fabricação de brinquedos de madeira. Quando chegou aos Estados Unidos em 1961, o brinquedo começou a ficar conhecido internacionalmente.
A expansão da Empresa pelo mundo foi tanta, que em 1968, o primeiro parque temático da empresa foi criado, o "LEGOLAND", em Billund, cidade natal da empresa.
Desde aí então, LEGO aprimorou cada vez mais seus produtos, e com sua expansão, novos parques temáticos foram criados, o sucesso do Lego foi tanto, que hoje em dia, é impossível existir alguém que nunca tenha ouvido falar no nome dessas "pecinhas de montar". No Brasil, Lego chegou em 1986, com uma fábrica própria em Manaus e um escritório em São Paulo; Porém, a mesma foi fechada e então o produto começou a ser importado pela empresa Estrela em 2000. Em 2004, a matriz decidiu trocar o distribuidor, passando a licença para o Grupo M. Cassab, que cuida da marca desde então. Em 2010, a primeira loja LEGO foi implantada no Brasil, ela se localiza no Shopping Jardim Cidade, em São Paulo.
Ok, se você não leu toda a História de LEGO, um vídeo lançado em 2012 pela empresa, mostra a trajetória, o surgimento do famoso LEGO. Veja abaixo:
Agora, vamos a algumas curiosidades sobre a empresa e a sua linha de produtos:

  • Existem mais de 2500 formatos diferentes de tijolos LEGO;
  • Existem 70 peças para de Lego para cada um dos 7 Bilhões de habitantes da Terra;
  • Sua linha de maior sucesso foi o Lego Star Wars.
  • Pode-se obter mais de 900.000.000 de combinações diferentes com tijolos 2x4, de tão versáteis que são. (estimativa);
  • Desde 1949, mais de 400 Bilhões de tijolos foram criados (em 2011);
  • Para se ter noção de quanto Legos são vendidos anualmente, estimativas afirmam que com 40 Bilhões de peças Legos, é possível fazer uma torre com altura suficiente para se chegar à Lua!
Agora que já sabemos a História e algumas curiosidades, o que acharam dessa nova coluna? #Comentem, assim você pode ser o "Grande Comerciante Frustado" que pode dar dicas e ideias novas para as postagens na Ufonáticos haha! Até a próxima pessoal.

Ops! Erramos!
Existem 70 peças de Lego para cada um dos 7 Bilhões de habitantes da Terra, e não para cada 70 Bilhões, aliás, não temos 70 Bilhões de Habitantes na Terra. Enfim, corrigimos o erro. c:
/*codigo mathmax colocar aqui