Feira de Profissões na UFPR atrai mais de 72 mil visitantes!

A Universidade Federal do Paraná organizou nesta Sexta (22), Sábado (23) e Domingo (24) a 12° Edição da Feira de Cursos e Profissões no Campus Jardim das Américas, em Curitiba, PR. A Feira apresentou os mais de 100 Cursos ofertados pela Universidade em Curitiba, além de WAKE GRÁTIS! Sim, eu fui à Feira, e passei várias e várias vezes disfarçadamente no Stand do Wake esperando uma pessoa diferente me oferecer. Enfim, a Feira em si foi muito bem organizada nesse ano, há muito o que elogiar desta feira aliás, pois, o local sem dúvida alguma foi muito bem escolhido! A Feira contou também com alguns stands de empresas juniors, que eu particularmente, não cheguei a visitar, isso que passei o dia inteiro na feira!
Ao botar os pés na Universidade, por volta das 9:45, eu fui direto para o Stand de Ciências Econômias, cheguei faltando alguns minutos para a Palestra que me fez adorar mais ainda o curso que pretendo fazer na Universidade; o único que me atraiu. Claro, houve outros cursos muitos interessantes onde eu matei a curiosidade em saber como era na íntegra cursar por exemplo, Zootecnia. A Estudante Fabiana C. Vaz me explicou bem como é o curso e me contou qual era o objetivo, cheguei nesse stand à pedido de alguns amigos que me perguntaram o que é Zootecnia. Ao que me parece, Zootecnia é uma espécie de Biologia voltada mais para os animais, uma mistura de Medicina Veterinária com Biologia talvez, voltada também para a Agropecuária, e Agricultura, muitos ao ver o nome acreditam que Zootecnia é curso pra quem quer trabalhar só em Zoológico, pois eu lhe digo o contrário, apesar de que, se a pessoa preferir, pode também atuar nessa área, mas poderá também atuar em estudos nas empresas Frigoríficas, Lacticíferas, e etc... Ajudando sempre à manter o animal em uma boa nutrição e fazendo com que seus derivados chegue até a sua casa com qualidade e é claro, delicioso(a)! As estudantes criticam o fato do Brasil ser o maior exportador de carnes, dando o "Filé mignon" para os importadores, e ficando com osso, mais formalmente dizendo, elas criticam o fato do Brasil ficar com a carne sem qualidade, acreditam que o Brasil deveria vender suas próprias carnes no Brasil com um controle mais rígido de qualidade, fato esse que até então, eu desconhecia, e foi uma das coisas que eu descobri ao perguntar à ela sobre a Rússia ter possibilidade de começar a importar mais produtos do Brasil após a países da União Europeia "bloquear" acordos de Importação e Exportação de alguns alimentos e produtos com a Rússia após ter anexado a região da Crimeia na Ucrânia, ao seu País.
Voltando à Universidade, visitei os demais stands, e fui nas 3 salas do 1° Andar que tinha algumas demonstrações do Curso de Química, Física e Farmácia. A Sala de Física foi a mais interessante, legal e "HUEHUE BRBR", várias pessoas que foram lá conheceram o Gerador Magnético de Van Graaff, e é claro, acabaram levando e dando choque, principalmente numa brincadeira que envolvia um círculo de pessoas simulando um "circuito elétrico". Tinha também um aparelho de identificador de mentiras, a estudante que me atendeu me contou que o aparelho funciona medindo a quantidade de sal que sai de sua mão no momento que você mente, se o medidor ultrapassar certa medida, você está mentindo, no contrário, você é cristão. '-'
Depois de ter visitado todos os stands, adivinhem o que eu fui fazer? É claro, visitar o Stand do WAKE FREE! Mas aí a mulher me deu o único que eu não gostava e... né, parei de ir lá :(
Visitei também o Planetário, que foi bem interessante, foi uma das partes mais legais do dia também, muitos não se arrependeram de "ter esperado 6 anos por esse momento", conta um estudante que estava na fila, que estava falando alto e que repetiu umas trocentas vezes isso. Após visitar o Planetário, a Feira estava acabando, infelizmente no Domingo parece que não mostraram o tão esperado robozinho que eu queria ver tanto, mas o dia rendeu, e voltei para Matinhos com mais vontade e certeza de cursar o curso que eu escolhi!

As inscrições da UFPR vão até o dia 19 de Setembro!
Estima-se que mais de 10.000 vestibulandos já se inscreveram para o Vestibular UFPR 2015, e você que mora no Paraná não vai perder essa né? A Inscrição pôde ser feita na feira, mas agora pode ser feita também na Internet, pelo site do Núcleo de Concursos da UFPR. A Taxa de Inscrição para quem vai concorrer às vagas é de R$ 80,00, e para quem vai fazer de Treineiro, R$ 79,00. Há no edital presente no mesmo site, os parágrafos de isenção do pagamento, e também, um documento próprio para aqueles que irão se declarar pretos/pardos/indígenas.

A Feira ainda não acabou!...
A Feira de Profissões ainda não acabou! A UFPR Litoral por exemplo, irá mostrar os seus cursos no Domingo 31 de Agosto, durante o dia, se eu não me engano, a UFPR de Palotina ou Jandaia do Sul também irão mostrar os seus cursos no mesmo dia. Ao que eu sei, a UFPR Litoral irá ganhar o curso de Licenciatura em Educação Física, e Engenharia Civil (no campus de Pontal do Paraná), e entre outros cursos não citados.

Universidade já planeja a próxima edição!
Ao fim do dia, o reitor deu as suas palavras, e disse que ano que vem, a feira irá ser maior! Independente se for no SEPT (Campus Jardim das Américas, o atual) ou em outro lugar mais amplo.

E... É isso pessoal! Foi um dia inesquecível, e ótimo, não deu tempo para ir no Tour Guiado, mas, "ano que vem vou ter tempo suficiente para conhecer o campus" hahahaha' Até a próxima!

FOTO: Página UFPR no Facebook.