A fim de testar conhecimentos, UFPR retira formulário de Física.

         Dia corrido para os vestibulandos! Hoje (08) ocorreu a 1° fase do vestibular 2015/2016 da UFPR, cujo abordou conhecimentos gerais de matérias do ensino médio. Quem se preparou para a prova se deparou com uma diferença em relação aos anos anteriores, a ausência do formulário de Física, cujo pegou os vestibulandos de surpresa. À princípio, os vestibulandos acreditaram que estava faltando o formulário, porém, agora à noite a UFPR esclareceu em sua rede social a ausência do formulário.

Foto: UFPR/Marcos Solivan.

         "Como o próprio Guia do Candidato diz, o objetivo é avaliar se o estudante compreende as leis fundamentais da Física e sabe aplicar esses conhecimentos a diversas situações do nosso próprio cotidiano.
          "Remodelamos a prova para promover o melhor raciocício. Todas as ferramentas para resolução das questões estavam dentro do próprio enunciado", explica o coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, professor Mauro Belli." - via Facebook.
          Muitos vestibulandos demonstraram desapontados com tal ação da instituição, como analisamos nos comentários. Enquanto alguns criticaram, outros vestibulandos encararam isto apenas como mais um desafio, alguns acharam que em relação ao ano passado, a prova de Física estava até mais fácil e que era perceptível os dados que iriam ser utilizados para a resolução de cada questão.
          Para a Yasminy Calegari que prestou vestibular para Psicologia, apesar da Física não ser o ponto forte, afirma que não encontrou diferença já que em outros vestibulares que ela prestou, como a UFSC por exemplo, que elabora questões de somatória, exigem do vestibulando um conhecimento mais teórico da Física. Ela ainda disse que o nível cobrado pela UFPR se assemelha aos vestibulares de outras instituições que ela tentou.
         Mas, afinal, a UFPR deveria ter avisado antecipadamente desta mudança brusca ou os vestibulandos já deviam ter em mente que isto poderia acontecer?